A pandemia de COVID-19 impulsionou algumas iniciativas de informação útil em plataformas digitais. Seguindo essa tendência a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) produziu vídeos com exercícios de reabilitação visando auxiliar os cirurgiões de ombro e cotovelo que passam pelo desafio de reabilitar pacientes em tempos de distanciamento social.
Vale enfatizar que:
- Essa iniciativa NÃO SUBSTITUI, de forma alguma, a participação de importância ÚNICA do profissional fisioterapeuta na reabilitação das fraturas e/ou pós-operatória. Trata-se de alternativa para aqueles que de fato correriam muito risco de exposição em tempos de pandemia e, também, como recurso adicional à fisioterapia assistida para acelerar a reabilitação nos dias em que o paciente não pode comparecer ao centro de reabilitação;
- Não se deve realizar nenhum exercício de reabilitação por sua conta, sempre se utilize de tal recurso assistido pelo seu cirurgião de ombro e pelo fisioterapeuta responsável pela sua reabilitação. Exercícios de fortalecimento precoces no pós-operatório, por exemplo, podem PIORAR e ATRASAR sua reabilitação.
Então, busque a orientação do seu cirurgião e seu fisioterapeuta e clique aqui para otimizar a sua reabilitação.