A qualificação do especialista é a garantia de receber cuidados por profissional que teve formação adequada e reconhecida
A forma mais eficaz de saber se o médico é especialista na área que lhe atribui e atua dentro dos conceitos éticos difundidos pelas sociedades científicas e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) é o RQE: Registro de Qualificação de Especialista, documento que todo médico deve ter ao se anunciar especialista em alguma área.
Vale ainda adicionar a essa pesquisa a investigação se o seu médico possui Título de Especialista na sua área, visto que a conquista do título, na grande maioria das vezes está atrelada a prova de suficiência aplicada após seu treinamento na residência pelas Sociedades Médicas.
Em se considerando o atendimento ortopédico, essa prova é aplicada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) através de testes teóricos e práticos reconhecidos internacionalmente por método pioneiro de avaliação. A checagem da filiação do seu médico pode ser feita através do site da Sociedade (https://sbot.org.br/localize-o-ortopedista/)
Visto técnicas cada vez mais apuradas e específicas para cada articulação, vale também avaliar se o seu ortopedista tem título e registro junto à sociedade científica da articulação da sua queixa. No caso da CIRURGIA DO OMBRO trata-se da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) e seu título é alcançado após treinamento cirúrgico específico na área, realizado por serviço credenciado, seguido de prova de suficiência abordando as principais doenças e seus tratamentos. A checagem da filiação do seu médico pode ser feita também através do site da Sociedade (https://www.sbcoc.org.br/localize-um-especialista-iframe/) .
Ser atendido por um especialista de fato assegura a qualidade do seu treinamento. Checar sua filiação às Sociedades Médicas reforça seu compromisso com o constante treinamento e atualização para melhor atendê-lo. Procure um especialista!